quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Gaiman Vs McFarlane Game Over



A long time ago, in a galaxy far far away, Todd McFarlane resolveu convidar o badalado Neil Gaiman para roteirizar algumas edições de seu então grande lançamento: Spawn. Além de atrair mais holofotes para a publicação, Gaiman elevou o nível e criou três personagens mega interessantes: Ângela, a enviada do Céu, Cogliostro e o Spawn Medieval. Em pouco tempo, ambos os personagens se tornaram importantes para o mito de Spawn.
Tio Gaiman e Tio McFarlane


Mas aí uma briga jurídica começou. Gaiman passou a ressaltar termos do acordo com McFarlane e a exigir 50% dos direitos – inclusive financeiros – de suas criações, incluindo em edições subseqüentes. Tio Todd não concordou e preferiu, sumariamente, esquecer os personagens e aquelas edições. Por isso, os encadernados com as compilações da Cria do Inferno passaram a omitir Spawn #9…
Miniatura da Ângela

Miniatura do Cogliostro 

Miniatura do Spawn Medieval


Não contente, McFarlane criou a Tiffany e o Dark Ages Spawn. E em 2010, Gaiman provou que ambos eram apenas recriações de seus personagens e abocanhou parte dos dividendos deles também.


Mas agora, de acordo com a The Associated Press, os quadrinistas entraram em acordo, finalmente aceitando que cada um possui 50% de Spawn #9 (incluindo os novos personagens presentes), bem como da edição 26, que não tem roteiros de Gaiman, mas utiliza suas criações. A minissérie da Ângela, publicada em três partes entre 1994 e 1995, que foi escrita pelo próprio Gaiman e tem arte de Greg Capullo, também será dividida igualmente entre o inglês e o canadense, incluindo os personagens ali introduzidos.


Na realidade, a divisão igualitária entre os personagens foi decidida há quase dez anos na Justiça, mas que, de alguma forma, acabou tendo a disputa retomada provavelmente pelos dois não terem entrado em acordo sobre o quanto cada um deveria receber das receitas. Ao que parece, esse deve ser um problema do passado.


Com a questão resolvida, abre a possibilidade de que, no Brasil, as primeiras HQs do personagem sejam publicadas na (quase) íntegra. Quando a Pixel Media trouxe em encadernados essas histórias iniciais, pulou Spawn #9 justamente pela briga judicial (além da #10, mas aí o motivo é outro…). Fica aí a dica para o pessoal da HQM, que anunciou recentemente a volta do personagem ao Brasil. ;)


Essa notícia também pode ser bem interessante para a Marvel. Em 2009, a Casa das Ideias anunciou que havia entrado em acordo com Neil Gaiman para republicar as HQs clássicas de Miracleman (ou Marvelman, no original), que estavam justamente com Gaiman, que também iria continuar com as novas aventuras do herói inglês. Tudo estava indo muito bem, até que ninguém menos que Todd McFarlane, que afirma ter os direitos do mesmo personagem para os EUA, resolveu barrar tudo nos bastidores retomando uma disputa que havia sido decidida em favor de Gaiman em 2004.


Com os dois se acertando na briga com o Spawn, é de se imaginar que tenham se entendido nessa outra disputa, certo?


Fonte Judão


Nota do Blog:


Todo esse perrengue que se arrastou por mais de uma década, serviu somente para dar ibope ($) para ambas as partes. Inclusive a HQ nº é considerada rara tal como as miniaturas da Ângela. E sinceramente esse universo expandido do Spawn não acho lá grande coisa, só “enche linguiça”, prefiro a saga principal focada no Al Simons.


Enfim, deve sair produtos relacionados ao tema e os bolsos dos Tios Gaiman e McFarlane vão agradecer...
Visual do Cogliostro na saga principal Al Simmons

Capa da Hq nº 9



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário