sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Homenagem ao Dia do Poeta Mato-grossense

Silva Freire

Ontem quinta (20) se comemorou o Dia do Poeta Mato-grossense.

Em homenagem a Editora Entrelinhas disponibilizou gratuitamente o eBook com o poema “Canto-murmúrio para a minha cidade”, do poeta Silva Freire que completaria 84 anos.



Saiba +

A data foi escolhida por ser aniversário do poeta Benedito Sant’Anna da Silva Freire. Ele nasceu em Mimoso, mas foi registrado em Cuiabá, capital do Estado, onde viveu e faleceu no dia 11 de Agosto de 1991, aos 63 anos. Foi advogado, jornalista cultural, poeta de vanguarda e professor titular do Departamento de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Colaborou para a formação cultural brasileira e para história política, educacional e literária mato-grossense.

Em Cuiabá manteve-se sempre na intransigente defesa da arte, da cultura popular e também do esporte, promovendo o teatro experimental com Glória Albuês e Luiz Carlos Ribeiro, perseguindo a incansável tarefa de animação cultural, estimulando e abrindo portas para jovens realizadores nas áreas de teatro, dança, literatura, artes plásticas e visuais. Provocou debates na televisão para denunciar os primeiros crimes ecológicos, ao lado do sociólogo João Vieira, Arthur Bussiki e professor Célio da Cunha. Na gestão do prefeito Rodrigues Palma (1975 a 1979), coordenou a decoração do espaço público do carnaval cuiabano de 1976, “Cuiabá 200 anos de Carnaval”, em quatro aulas de comunicação visual a partir das raízes telúricas regionais, noticiado na imprensa nacional dado o conteúdo de arte visual de vanguarda do poeta Wlademir Dias-Pino.

Fonte: Diário de Cuiabá

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário