segunda-feira, 12 de março de 2012

[ Entrevista ] Cosplay Sakura Amai



Shana - foto que saiu na revista de cosplay japonesa Cosmode
Misty


PERFIL
Nome: Carolina Sousa Oliveira
Nick: Sakura Amai
Idade: aiii Deuus!! eu tenho dois patinhos na lago... ok?
Cidade/Estado: Cuiabá/MT
Cosplayer há: uns 5 anos eu acho, sou desde 2007.

LINKS
e-mail: sakura.amai.89@gmail.com 

TC: O que faz na vida?

SA: Por enquanto só trabalho por conta própria na minha lojinha virtual de cosplay. Venda de cosplayers, perucas e acessórios cosplay, serviço de cosmaker (fazer acessórios e objetos para outros cosplayers) e também trabalho no Grupo MnagáKá Cuiabá com ilustrações em estilo mangá. Mas também faço por encomenda ilustrações em outros estilos. E pode não parecer, mas me formei em Design de Moda ano passado e isso me ajuda muito com o cosplay.

TC: E quais seus animes\mangás favoritos?

SA: Gosto muito de shoujos, mas uma série que sempre terá um grande espaço no meu coração será Digimon Adventure ^^

TC: Há quanto tempo você faz cosplay? Qual foi o seu primeiro?

SA: Bem como disse lá em cima, comecei a fazer cosplay em 2007. Meu primeiro cosplay, que não foi bem um cosplay, mas sim um cosármario (xD) foi de Anko. Mas o que considero como primeiro mesmo que me empenhei foi o de Chise do anime Saikano.
Chise

TC: Como você começou a fazer cosplay?

SA: Eu vesti o cosplay e pronto!! (xD) Bem, eu sempre gostei muito das roupas de alguns personagens e já pretendia poder fazer algumas, mas eu desconhecia o hobby. Quando descobri o que era me maravilhei e pesquisei muito, o que era, quando começou e tudo mais. Usei o meu primeiro cosplay no evento Otaku fest, em 2007.

TC: Por que fazer cosplay?

SA: É um hobby que me identifiquei.

TC: E qual cosplay você mais gostou de fazer? Por quê?

SA: O que eu mais adorei fazer até agora foi o da Misty de Pokemon, no 1° Festival do Japão de Cuiabá. Foi maravilhoso subir naquele palco com mais de mil pessoas assistindo e vibrando com a gente. Apesar de simples, adorei montar o cosplay, estilizar a peruca, fazer os acessórios, fazer a staryu, pensar na apresentação, montar o áudio da apresentação... adorei tudo ^^ até o assédio depois. Mesmo a Misty não sendo a minha personagem favorita, gosto dela, pra mim pokemon só era bom quando tinha o trio Ash, Brock e Misty. ^^
Misty - apresentação no Festival do Japão

TC: Quais são seus critérios na escolha do personagem?

SA: Tenho que gostar do personagem, gostar da série, achar a roupa fofa, asuhasuahsua. Já fiz alguns cosplay por indicação ou pra formar grupo, personagens que eu não curtia, de series que eu não curtia... não fiquei tão satisfeita... então decidi fazer os que eu gosto^^ Se você me indicar um personagem só o farei se eu gostar dele e quiser fazer dele, não adianta insistir.

TC: Como é o processo de confecção de seus cosplays? Você mesmo faz as roupas e acessórios?

SA: Primeiro escolha do personagem, planejamento, confecção, compra de matérias acessórios e todo o resto. É algo que cobra empenho, pois de nada adianta você ter uma ótima costureira se você não tem mínima ideia de como é a roupa e não leva bons materiais de referencia para ela. Eu já costurei alguns cosplays para mim, mas fica difícil hoje em dia pois não tenho maquina de costura, mas como entendo de modelagem prefiro levar a uma boa costureira e explicar como é a roupa para ela. ^^ Eu confecciono sim todos os meus acessórios ^^

TC: Qual a parte mais difícil na criação de seus cosplays?

SA: Achar boas costureiras livres (as boas vivem ocupadas cheios de trabalho) achar alguns tipos de materiais que não tem em Cuiabá e o que é mais chato, a importação... Sempre demora, e você sempre fica naquela, será que vai chegar inteiro? será que vai chegara  tempo? será que vai extraviar? E por ai vai.
Mas como é um material que não tem a venda no Brasil, temos que correr atrás...

TC: Você gosta de concursos de cosplay? Você já participou algum?

SA: Gosto, seriamente participei de 2 . Gostaria que os concursos aqui fossem levados mais a sério. ^^
Mas se só já tivesse espaço livre para apresentações eu já ia adorar.

TC: Algum personagem em vista para o próximo cosplay?

SA: Que eu possa estar falando somente a Tsukasa do anime Lucky Star, que pretendo estrear no próximo encontro. ^^
tenho vários cosplay que não terminei ainda, ou por falta de material que não encontro aqui, ou falta de costura... isso é bem chato. :/

TC: E qual conselho você daria para quem gostaria de começar a fazer cosplay?

SA: Se você quer mesmo fazer, por você e não porque virou modinha e agora evento parece mais festa a fantasia a primeira coisa:
COMECEEEE!! não fique de mainha rezando pra algo cair do céu, que não vai não!! Assim como qualquer outro hobby cosplay precisa de estudo, empenho e vontade, VONTADE DE VERDADE!
Vamos parar de banalizar o cosplay, todo cosplay é uma fantasia, mas nem toda a fantasia é um cosplay.
O cosplay se diferencia não só por ser de um personagem existente, como você precisa encarnar o personagem fielmente física e mentalmente.
Mesmo que seja só para fotos, exemplo: Você nunca sorrirá se é uma personagem fria e séria...

TC: Qual seu ponto de vista sobre o Anime em Cuiabá e Região?

SA: Precisa amadurecer. ^^

Hatsune Miku

Leona

Morte

Rei Ayanami

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Muito interessante. Tomara que o Cosplay cresça e se desenvolva em Cuiabá.

    ResponderExcluir
  2. lol
    foi legal fazer a entrevista e obrigada pelo espaço ^^

    ResponderExcluir
  3. Respostas boas. Toda flor sabe que os espinhos nem sempre são para ferir... fã de digimon 0-0 maneiro achei que não acharia tão facil. Boa estrevista, boa resposta... Né Sakura-chan ^_^

    ResponderExcluir
  4. Vicpabordzu Raheem Groover click
    mattningvones

    ResponderExcluir